A Madrinha

Nascida na periferia de Teresina no Piauí, Mara começou a empreender aos 10 anos, mesmo sem saber que vender adesivos da Hello Kitty na escola, era empreender. Adesivos esses, que ganhara do pai, desde então sempre vendia algo para ajudar nas despesas de casa. A filha do Sr Marcos, auxiliar de reciclagem, e da Sra Regina, empregada doméstica, viveu e superou a vulnerabilidade social, quando encontrou na educação, uma porta que lhe reservava voos altos.

Mara abriu o primeiro empreendimento online aos 18 anos, aos 19 conquistou o espaço físico da Artes da Madrinha, logo tornou-se mãe e esposa. Em 2019, passou a realizar trabalhos voluntários, com menores aprendizes e empreendedores, assim começou um importante trabalho impactando vidas, através do empreendedorismo. Como todo pequeno empreendedor, Mara também enfrentou muitos problemas financeiros com a loja e quase desistiu, foi quando começou a estudar finanças e viu ali uma oportunidade de ajudar mais ainda as pessoas que vivem sob condição de vulnerabilidade social.

Desde então passou a escrever sobre educação financeira e empreendedora. Logo, passou a ser conhecida como Madrinha de Negócios, executando dezenas de projetos pelo Brasil, em parceria com outras entidades, chegando a capacitar até 2023, mais de 5 mil pessoas que viviam sob condição de vulnerabilidade social. 

Em 2020, foi fundado o Instituto Madrinha, que traz essa missão de desempenhar o legítimo papel de Madrinha de Negócios, em seguida a Mara deu origem a metodologia Beirake, que ensina pessoas a empreender, por necessidade ou por oportunidade, através da educação financeira. Em 2022, Mara foi aprovada no programa de Jovens Líderes do Brasil, onde passou a compor a vigésima sétima delegação brasileira da Youth Assembly que acontecia na ONU em Nova Iorque. Isso impulsionou mais ainda as ações no instituto, fomentando mais projetos.

E hoje através da metodologia Beirake, o Instituto Madrinha consegue fomentar a educação financeira e empreendedora, para pessoas que mesmo sob condição de vulnerabilidade social, são verdadeiros exemplos de resiliência  e determinação. Só quem já passou, sabe as barreiras que precisa enfrentar, como a falta de recursos financeiros, acesso limitado à educação, oportunidades de emprego precárias e até a fome. Mas ainda assim, não se entregam a essas circunstâncias desfavoráveis, elas buscam através do empreendedorismo alternativas criativas e inovadoras para criar seus próprios negócios e fonte de renda. E são por essas pessoas que eu luto! São muitas histórias inspiradoras de superação, isso nos lembra a importância de não só buscar a sobrevivência, mas acreditar nos nossos sonhos, desistir não é uma opção, merecemos vida digna, ter condições de ajudar os nossos e impactar no crescimento econômico da nossa comunidade.

É isso e um forte abraço da Madrinha!

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo